Câmara de Mafra acaba com concessão da rede de água e saneamento

Categories: Politica.

Dez 12, 2016 // By:Dept. Informação // Ainda não comentaste

Câmara de Mafra acaba com concessão da rede de água e saneamento

A Câmara de Mafra decidiu na sexta-feira rescindir o contrato de concessão em baixa do abastecimento de água e do tratamento das águas residuais com a empresa Be Water, assumindo o serviço.

Na base da decisão, esteve um pedido de aumento das tarifas em 25% para a água e 35% para o saneamento pela concessionária, com vista ao seu reequilíbrio económico-financeiro.

Por considerar “inaceitável, o município efetuou um estudo de viabilidade económico-financeira e jurídica e veio a optar pela rescisão da concessão, “por justificado interesse público”.

Manter a concessão da Be Water obrigaria a câmara a aumentar a tarifa em média 3% por ano até 2020, com reflexo na subida da fatura a pagar pelos habitantes do concelho.

Pelo contrário, a reversão da concessão e a assunção do serviço pelo município vai permitir uma redução de 5% nas tarifas e, por conseguinte, uma redução na fatura dos consumidores domésticos.

Enquanto a manutenção do serviço pela Be Water implicaria um aumento dos gastos na ordem dos 2,6 milhões de euros por ano, a exploração do sistema pela câmara vai implicar um custo anual de cerca de 2,3 milhões de euros.

A rescisão do contrato de concessão poderá implicar para a câmara municipal uma despesa até 11,6 milhões de euros.
Para o efeito, deverá contrair um empréstimo de 30 milhões de euros a 15 anos para indemnizar a concessionária e investir ainda na renovação e ampliação da rede municipal de água e de saneamento, avaliadas em cerca de 13 milhões de euros.

A câmara pretende criar uma empresa, apenas com capitais municipais, a qual vai integrar todos os trabalhadores.
Na reunião de câmara, à porta fechada, a proposta foi aprovada por unanimidade entre PSD e PS, já que a CDU esteve ausente.
 

outras notícias
Torres Vedras é o 208º em 308 com site mais transparente
Torres Vedras é o 208º em 308 com site mais transparente Torres Vedras posicionou-se em 2016 para lá do meio da tabela dos municípios mais transparentes, ocupando o lugar 208º entre ...
READ MORE
77 famílias apoiadas no pagamento da renda
77 famílias apoiadas no pagamento da renda A Câmara Municipal continua a apoiar financeiramente o arrendamento de habitações a família carenciadas. Na oitava edição do programa de apoio ao arrendamento, vai apoiar ...
READ MORE
Município contrai empréstimos para Museu Joaquim Agostinho e Variante a A-dos-Cunhados
Município contrai empréstimos para Museu Joaquim Agostinho e Variante a A-dos-Cunhados A câmara de Torres Vedras aprovou por unanimidade a contração de um empréstimo de 700 mil euros destinado à criação ...
READ MORE
Sobral de Monte Agraço com orçamento camarário de 9,4 milhões de euros para 2017
Sobral de Monte Agraço com orçamento camarário de 9,4 milhões de euros para 2017 A Assembleia Municipal de Sobral de Monte Agraço (PCP) aprovou quinta-feira à noite o orçamento de 9,4 ...
READ MORE
Câmara compra imóveis na cidade por quase meio milhão de euros
Câmara compra imóveis na cidade por quase meio milhão de euros A câmara de Torres Vedras aprovou esta terça-feira, na reunião pública do executivo, a aquisição de nove imóveis na cidade, ...
READ MORE
Torres Vedras é o 208º em 308 com
77 famílias apoiadas no pagamento da renda
Município contrai empréstimos para Museu Joaquim Agostinho e
Sobral de Monte Agraço com orçamento camarário de
Câmara compra imóveis na cidade por quase meio

deixe um comentário :

O seu email não será publicado.