Peniche pede cinco milhões de euros para reabilitar Fortaleza

Categories: Cultura.

Jan 2, 2017 // By:Dept. Informação // Ainda não comentaste

Peniche pede cinco milhões de euros para reabilitar Fortaleza

Peniche está em sentido na defesa de obras de reabilitação para a Fortaleza da cidade, antiga prisão política no tempo da ditadura e do fascismo, retirada em novembro da lista de monumento a concessionar a privados para fins turísticos.

Na quarta-feira, câmara e assembleia municipal promoveram uma reunião pública para auscultar a população e que contou com mais de uma centena de pessoas.

Câmara e população defendem com unhas e dentes a requalificação do monumento e a criação aí de um grande Museu da Resistência Antifascista, que preserve a memória do passado histórico. Por se tratar de um espaço grande querem ainda a instalação de outros núcleos museológicos, de associações ou atividades económicas e não afastam a hipótese de concessionar uma parte do espaço a privados para hotel ou outras atividades económicas.

O presidente da câmara, António José Correia, pede investimento público, que estimou em cerca de cinco milhões de euros para requalificar o espaço.

O Ministro da cultura prometeu até ao final de janeiro ter concluído um diagnóstico do estado do imóvel e respetiva estimativa de custos para obras.

O Governo comprometeu-se também a criar um grupo de trabalho com o município para definir futuros usos a dar ao espaço. Contudo, não inscreveu quaisquer verbas para a sua reabilitação no Orçamento do Estado para 2017.

Apesar de ter sido retirada do programa Revive, o autarca defendeu que todas as soluções terão de ser equacionadas para haver dinheiro para a reabilitação.

Em setembro, a Fortaleza de Peniche foi um dos monumentos integrados na lista de monumentos a concessionar a privados para fins turísticos no âmbito do programa Revive pelo Governo. A intenção era entregar a privados 30% do espaço correspondente aos blocos que estão devolutos.

Contudo, a decisão suscitou alguma polémica com as opiniões a dividirem-se entre os que estão a favor do projeto e os que estão contra, vindo o próprio Governo a recuar, mas sem ouvir a câmara.
 

outras notícias
18 concertos de Natal até 18 de dezembro em Mafra
18 concertos de Natal até 18 de dezembro em Mafra Um ciclo de 18 concertos de natal decorre até 18 de dezembro no concelho de Mafra, numa organização da Câmara de ...
READ MORE
Carnaval de Torres Vedras com nova rainha este ano
Carnaval de Torres Vedras com nova rainha este ano Os foliões do Carnaval de Torres Vedras preparam-se para coroar a 24 de fevereiro, na noite da chegada dos Reis, uma nova ...
READ MORE
Filme inspirado no carnaval de Torres chega ao cinema
Filme inspirado no carnaval de Torres chega ao cinema “Delírio em Las Vedras”, inspirado no carnaval de Torres Vedras, é o último filme do cineasta Edgar Pêra que acaba de estrear ...
READ MORE
Rota das Linhas de Torres Vedras em bienal ibérica
Rota das Linhas de Torres Vedras em bienal ibérica Portugal através da Rota Histórica da das Linhas de Torres Vedras é o país convidado da Bienal Ibérica do Património Cultural AR&PA ...
READ MORE
Cineasta torriense distinguida nos EUA
Cineasta torriense distinguida nos EUA A cineasta Sara Eustáquio, jovem de Torres Vedras de 17 anos, voltou a ser distinguida em Los Angeles, Estados Unidos da América, como Melhor Realizadora Com ...
READ MORE
18 concertos de Natal até 18 de dezembro
Carnaval de Torres Vedras com nova rainha este
Filme inspirado no carnaval de Torres chega ao
Rota das Linhas de Torres Vedras em bienal
Cineasta torriense distinguida nos EUA

deixe um comentário :

O seu email não será publicado.